
Eae leitores do LxD, venho trazer para vocês a nova banlist, que será utilizada do dia 01 de Outubro até 01 de Janeiro. Gostaria de pedir desculpas pelo atraso, mas estive ocupado e também gostaria de analisá-la um pouco, ao invés de só mostrá-la.
*Agradeço ao (LightXDark) Terry pela organização do post.
Primeiramente, sei que é difícil um deck lançado a menos de dois meses cair na list, mas eu gostaria muito que cartas como Sinister Shadow Games ou Tour Guide from the Underworld fossem parar na mesma, ainda mais com os novos suportes que os 3 decks do Duelist of Aliance estão recebendo. Também esperava que alguma peça dos Artifacts acabasse na list, como Moralltach ou Sanctum, mas provavelmente ficará para a próxima, assim como Gladiator Beast Beastiari fosse pelo menos semi-limitado, já que Gladiator Beast não faz nada há um tempo considerável. Acreditava também que Mermail tivesse alguma peça chave, como Mermail Abyssgunde ou Atlantean Draggons ilimitados, mas não se pode ter tudo, não é mesmo? Enfim, vamos para a list:
Limitadas (1):

Novamente não tivemos nenhuma carta banida, mas não significa que a banlist tenha sido monótona (como a última foi). Muito pelo contrário, tivemos algumas surpresas nessa.
Glow-Up Bulb: foi uma surpresa um tanto agradável, na minha opinião, e que tinha de acontecer para dar um boost nos Synchros. É uma carta bem versátil e que provavelmente será muito vista em decks como Sylvans, Synchron ou até mesmo Yang Zings.
Infernity Archfiend: é uma carta que nunca acreditei que entraria na banlist, já que é a alma dos Infernities. Achei um hit desnecessário, já que o deck sofre tanto quanto o meta atual, mas não vamos nos esquecer que foi ele quem venceu o último mundial, e geralmente a Konami prejudica aqueles que conquistam tal feito. Duvido muito que consiga se destacar novamente.
Raigeki: é sem dúvidas a maior supresa, a qual acredito que muitos não esperavam ver circulando no jogo novamente, especialmente depois de 10 anos na seção de banidas. Mesmo não sendo tão boa quanto já foi um dia, ainda é uma carta que pode decidir o jogo, sendo ainda muito boa e útil. É basicamente uma versão melhorada da Dark Hole, a qual vem sendo muito utilizada em basicamente qualquer deck, sem o fato, é claro, de ter que destruir seus próprios monstros.
Soul Charge: eu acredito que muitos já esperavam, a carta é simplesmente desbalanceada, sendo muitas vezes uma win condition, se o oponente não tiver alguma maneira de lidar com ela. Na minha opinião é uma carta que não deveria nem ter sido lançada, mas já que foi, deve ser adicionada a banlist. Muitos decks serão prejudicados pela sua limitação, como Sylvans, Rulers e até mesmo Infernities, mas era algo que tinha de acontecer.
Super Polymerization: foi um hit muito bom na minha opinião, ainda mais com o novo suporte de Shaddolls e a chegada dos Heroes em breve. É uma carta um tanto injusta, já que, além de roubar seus monstros, ainda não pode ser respondida. Se já vem incomodando muito se você estiver usando um deck Light ou Dark, imagine o quanto será irritante com cartas como El Shaddoll Shekinaga e El Shaddoll Egystral a solta no TCG. Podemos ver que a porra é séria quando nem mesmo Quasar consegue pará-la xD.
Semi-Limitadas (2):
Blackwing - Gale the Whirlwind: é uma carta que muitos já esperavam ver ao menos semi-limitado, e foi o que aconteceu. Não acredito que Blackwing se destaque muito no próximo formato, mas já pode ser considerado um deck "decente", tendo uma boa match contra decks como Qliphorth e Heroes, que chegarão em pouco tempo. Quem sabe não se torna um deck tier 2 ou 3?
Gorz the Emissary of the Darkness: não será tão impactante no formato, já que suas condições o restrige a poucos decks. Mesmo assim, é uma mudança interessante, favorecendo decks que não usam muita backrow, como Lightsworns, Chaos Dragons, Frog Monarch ou quem sabe até mesmo Mermail, aumentando suas defesas.
Casefire: eu também acredito que não mudará o meta de maneira alguma, sendo utilizado geralmente em decks de Burn, então não acho que seja algo a se preocupar. Possivelmente não estará mais na lista no próximo formato.
The Transmigration Prophecy: é outra carta que não entendo o porquê de estar limitada em primeiro lugar. Pode ser boa dependendo do deck em questão, mas é muito lenta e seu efeito não justifica seu lugar na banlist. Provavelmente a veremos ilimitada no próximo formato.
Ilimitadas (3):
Coach Soldier Wolfbark: muito boa escolha na minha opinião, dando mais força ao Fire Fist e também Fire King, decks que precisam muito de suporte para conseguirem ser relevantes no meta. Ajuda na consistência e no poder dos dois decks, então já é um bom começo para fazer com que esses dois archetipes em questão tenham alguma chance no meta, mesmo que sejam demasiado lentos para enfrentar os decks top tier.
Magician of Faith: já deveria estar ilimitada a um bom tempo, uma vez que é demasiada lenta e muito fraca perante o meta atual. Pode ser aproveitada em determinados decks, mas não acredito que seja relevante no próximo formato.
Formula Synchorn: mais um boost em decks como Synchron, vindo em uma boa hora, juntamente com Glow-Up Bulb, podendo criar alguns loops e jogadas interessantes. T.G. Hyper Librarian poderia muito bem sair da list para dar mais suporte a decks que tem como foco Synchro, especialmente aqueles que procuram a invocação do Shooting Quasar Dragon.
Reinforcementes of the Army: vem para dar ainda mais força e consistência a decks como Satellarknight, Heroes e Noble Knights, todos prestes a receberem novos suportes em breve. Também afeta indiretamente decks como Six Samurai e Battling Boxer, elevando o potencial do deck em questão.
Enfim, acho que foi uma list muito boa, dando ao game o que ele precisa. Por enquanto está de bom tamanho, mas mal posso esperar a próxima, que provavelmente prejudicará os decks que hoje são considerados tier 1 xD.
Eae, o que acharam ?
~Demitbol
Aee glow-up de volta, até que enfim !!! Só não gostei de ter limitado o infernity archfiend ( a alma do deck infernity se posso assim dizer ) acho que ter um duelo decente com esse deck vai ser dificil agr, talvez se fosse semi-limitado ... mas a Dona Konami como sempre né vai afetar o deck que ganha o mundial. Queria ver algum artifact na lista :( Otimo post!!
ResponderExcluirPois é cara, foi meio desnecessário mesmo, o deck já estava tendo problemas contra os 3 top tier atualmente e ainda mais que Soul Charge seria limitada, já prejudicaria e muito o deck. Artifact era algo que eu apostava que cairia na list, meio que me decepcionei por não ter sido assim. Valeu pelo comentário :v
ExcluirQueria ver Artifact Sanctum e Sinister Shadow Games limitadas, Formula Synchron a 3, e ROTA a 3, ja era de se esperar, a konami n tinha porque semi-militar estas cartas asssim com a faith
ResponderExcluirDentre as limitadas eu acertei a soul charge o archfiend e a poly, minhas previsões estão cada vez melhora em nome de Diná!
xD
Cartas do DUEA não tinham 1% de sofrerem qualquer hit da ban list pois estavam no jogo a pouco mais de 1 mes
ExcluirPode ser que seja por isso msm, quem sabe na próxima lista Hunter
ExcluirEu sabia que as cartas do DUEA provavelmente não sofreriam hits, mas mesmo assim fiquei na expectativa de pelo menos um Shadow Games, enfraquecendo um pouco o deck antes dos 2 novos Fusions chegarem. De qualquer maneira, em Janeiro não tenho a menor dúvida que os 3 decks serão prejudicado.
ExcluirQuando eu vi que Raigeki ia voltar eu fiquei COMO ASSIM A KONAMI FUMOU...mas depois eu lembrei que hoje em dia ela não faz digamos tanto peso até porque hoje em dia de certa forma esta mais vantajoso usar Dark hole do que Raigeki já que ele ativa os Shaddoll e Yang Zing.
ResponderExcluirDesnecessário a limitação do archfiend porém menos um deck a quem devo me preocupar e_e.
as demais não tenho problemas exceto o Coach Soldier - man esse bixo é muito OP eu não acho que ele deveria ser liberado e reinforcement of army hoje em dia com satellar só louco para liberar essa porra
Coach Soldier é muito bom, mas nem se compara ao que o Altair pode fazer, então até acho meio que injusto deixar ele limitado enquanto o Altair está a 3. Infernity foi desnecessário mesmo, só limitando Soul Charge já seria necessário.
ExcluirA limitação de Super Polymerization pode prejudicar um pouco, mas bem pouco mesmo, os Shaddoll, pelo menos no lado psicológico, porque tira aquela insegurança do duelo, no formato passado se levássemos uma ficávamos cautelosos com uma próxima, nos privando de invocar monstros do atributo LIGHT. Apesar dela ser útil para sidear contra eles tb.
ResponderExcluirÉ um hit bem pequeno mesmo, mas pelo menos deixa a match um pouco mais "justa" para o oponente, sem ter que se preocupar muito em relação a perder seus monstros como food para os Fusions. Por enquanto está de bom tamanho, mas na próxima list a Konami provavelmente pegará bem pesado com eles.
Excluir