Quebrando o Meta: Como enfrentar Shaddoll






Saudações a todos que acompanham o blog LightxDark

Não tenho costume de fazer post sobre decks OCG, então eu peço um pouco de tolerância já que eu não acompanho muito o OCG e não tenho tanto conhecimento para fazer um post do mesmo nível dos anteriores

Hoje ire comentar desse deck que muitos jogadores estão esperando a meses que chegue no TCG, alguns acham que vai ser o novo Dragon Ruler,que 80% ou mais dos jogadores irão usar Shaddoll; Realmente é um deck muito forte e consistente,que tem muitas cartas desequilibradas que pode levar a vitoria MAS como eu sempre falo: A Konami cria o veneno mas sempre tendo o antidoto,a muitas cartas que podem acabar com o deck de Shaddoll,sinceramente acho que esse deck é o que toma mais side deck dos últimos tempos,então sem mais delongas e vamos para o que interessa

Resumo rápido sobre os Shaddoll

São todos do atributo Dark e Spellcaster exceto El Shaddol Nephilim,Egrystal e Shekhinaga

Todos os Shaddols do main deck tem efeitos FLIP e quando são enviados para o cemitério por efeito de cartas,e só podem ativar apenas um efeito por turno e as fusões quando são enviados para o cemitério você pode adicionar uma spell ou trap Shaddoll do cemitério para a mão

Tendo essa base podemos explora varias fraquezas do deck:

* Sua restrição de apenas um efeito por turno e por conseguir efeitos no FLIP

* A maioria são dark

*Usam e Abusam do cemitério e em monstros de fusões

Isso sem mencionar que quase todos os monstros do Main deck tem a defesa muito fraca,o que pode ser explorada descendo vários monstros e infligindo dano rapidamente

Temos varias cartas que atrapalha muito o estilo de jogo do deck,tanto que podemos dividir em tópicos

1- Enfrentado o efeito Flip




Nobleman Of Crossout já esta a algum tempo em alguns side decks,boa contra Geargia,Hands e Ghostrick essa carta e excelente contra Shaddoll,porque além de remover o monstro,também remove as copias do deck o que pode ser terrível caso seja um Shaddoll Falco ou Hedgehog que são peças chave para o duelo,pra falar a verdade,qualquer monstro que Nobleman of Crossout remover é prejuízo certo

Essa carta no primeiro turno e muito forte,porque te da um vantagem absurda no jogo,já que seu oponente não terá monstros no campo e no próximo turno provavelmente terá que fazer outro set Summon o que praticamente deixa você a dois turnos a frente








Curto e grosso,nega a ativação e o efeito de Flip,essa carta e muito antiga,para ser mais preciso ela foi lançada em 2005 no booster Dark Beginning 2,provavelmente a maioria dos jogadores não conhece essa carta,mesmo sendo antiga ela é uma excelente alternativa contra Shaddoll,principalmente junto com outras cartas como Shadow-Imprisioning Mirror ou Soul Drain

Também pode ser um grande parceira dos monstros Banishers e Macro Cosmos; Talvez Royal Command não seja a melhor opção porque não é uma carta versátil,porém ela mais alguma outra carta pode levar a vitoria sem nenhuma dificuldade










Outra carta antiga que a maioria não deve conhecer,Light of Intervention foi lançada em 2004 no booster Dark Beginning 1

Enquanto ela estiver no campo,nenhum monstro pode ser set,mas você pode invocar virado para cima em posição de defesa,igual no anime (hahaha).O que importa é que os monstros Shaddoll não terão seus efeitos flips,sem mencionar que Book of Moon não pode ser usado enquanto essa trap estiver em campo o que é muito relevante












Removendo os monstros






Chain Disappearence já teve seu momento de gloria na época dos Synchros,hoje em dia ninguém lembra dela,mas ela pode voltar a ser útil já que ela remove Shaddoll Falco ou Hedgehog e também as copias do deck e da mão,como eu já disse esses monstros são chave da estrategia de jogo de Shaddol,jogar sem eles é muito difícil.
Vale lembra que Chain Dissappearence pega Madolche Anjelly e os temidos Yang Zing (Chien,Pulao,Jiaotu)

Ela não pode ser usada da Damage Step e ela pode ser usada contra um pendulum summon,com sorte removendo todos os monstros ou apenas um deles







Macro Cosmos e Dimensional Fissure,não precisa falar nada,Shaddoll não chegaram ao cemitério e não iram ativa seus efeitos

(Gostei muito dessa imagem)



























Os monstros Banisher é uma boa alternativa,principalmente em decks que tem um numero alto de traps defensivas e que não precisam de cemitério,mesmo que fiquem pouco tempo em campo,sera um grande incomodo para seu adversário,sem mencionar que eles junto com Light of Intervention ou Royal Command e praticamente vitoria certa






Anulando o efeito do cemitério



     
Essa tres cartas não precisa nem comentar,já que estão em nos sides decks da maioria dos jogadores






Ja faz um tempo que eu comentei do Skull Meister,essa carta é a minha aposta para o próximo formato já que além dos Shaddolls teremos os Yang Zing e os Satellaknight;Skull Meister no TCG pode se usado na Damage Step diferentemente do OCG que não pode,isso o torna uma excelente carta contra quase tudo,Hands,Mermail e mais uma dezena de decks

Outro ponto forte dessa carta que diferentes das outras hand Traps ele tem um bom ataque e sendo level 4 ajuda muito para fazer XYZ
mesmo que você compre múltiplos durante o duelo e não consiga usar seu efeito,ele não sera ruim comparado a Effect Veiler,Maxx "C",D.D Crow,etc...







Anulando as Fusões










Sem comentários





Essa carta a maioria só deve te visto no anime,mais uma carta super antiga,para ser mais exato essa carta foi lançada em 2003 no booster Labyrinth of Nightmare e por incrível que pareça pode ser muito útil contra Shaddoll já que envia a fusão de volta para o extra deck,dessa forma você evita que a fusão seja enviada para o cemitério e recicle Shaddoll Fusion e se livra do monstro
Vale lembra que o o special summon do cemitério é opcional e se o jogador não tiver todos os materiais no cemitério não pode fazer special summon de nenhum,contra El Shaddoll Midrash não ajuda muito,porém contra El Shaddoll Egrystal e Shekhinaga ajuda muito principalmente se você tiver um D.D Crow na mão para remover um dos materiais.
Na mirror match é melhor ainda,principalmente se você tiver os materias no seu cemitério,você volta a fusão do seu oponente para o extra e ainda consegue fazer special summon de dois monstro do seu cemitério,o que pode gerar alguns combos para o seu próximo turno



Outra carta que foi lançado a muito tempo atras,em 2005 no booster Shadow of Infinity

Essa é uma das cartas que eu chamo de "ridículas"você envia aleatoriamente dois monstros fusão do extra deck do oponente para o cemitério sem nenhum custo,essa trap não tem custo então você pode ativa mesmo com Macro Cosmos ou Dimensional Fissure ativo

Essa carta leva vantagem das outras porque pode ser usado em chain a alguma carta que a destrua,no começo do duelo e muito forte porque seu oponente não terá nenhuma spell ou trap Shaddoll no cemitério para adicionar para a mão,e a maioria dos jogadores usam de 4 a 5 monstros de fusões no extra deck,caso você consiga ativar duas Sucess Probability 0% você acaba com o jogo e ainda transforma Shaddoll Fusion em uma Dead Draw




Shaddoll é um ótimo deck,porém como todos os decks fortes sofrem demais com o side deck,espero que depois desse post todos estejam preparados para esse deck

É isso ai galera espero que tenham gostado do post porque deu trabalho para fazer e se possível comentem



Blade

6 comentários:

  1. Você tem razão cara, é um deck muito forte, mas toma muito prehuízo no Side Deck. Me lembra um tanto Dark World em sua época de ouro. Muito útil esse post, não conhecia nem metade dessas cartas >.>. Parabéns pelo post, tá excelente!

    Demitbol aki

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  2. Eai , sei uma carta que fode shaddol tbb Different Dimension Ground , nas horas de potarias ativa isso shaddol pira '-'


    Pirulito aki ~

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  3. Nobleman Of Crossout já está sendo útil contra as Hands, será muito mais utilizada com a chegada dos Shadolls ao TCG. Shadoll tem tantos pontos fracos como os Bujins ou Dragon Rulers, vai ser aquele Deck que todo mundo vai ter 8 ou mais cartas no side para combater. Muito bom o post, ótimas dicas, não conhecia a Sucess Probability 0%, muito daora o nome. Vlw Blade !

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  4. Ai simm hein, vou passar a usar algumas dessas cartas no meu side, Shadoll é muito chato de enfrentar só assim pra compensar.. gostei do post, ótimas dicas.

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  5. Gostei do post, ateh msm das pequenas informações como os booters onde as cartas foram lançadas, ficou interressante, n conhecia cartas como Light Intervation ou Success Probality 0%, o nome da carta eh legal e seu efeito agr pode ser bem funcional, eu realmente ja estava preparando meu side com algumas dessas cartas!

    Jason

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  6. Tenho uma dúvida e ainda não encontrei nos documentos oficiais: monstros enviados ao cemitério para uma Fusion Summon são enviados "by a card effect" - pelo efeito de uma carta? Porque eu acho que não, acho que são enviados "PARA A" Fusion Summon, como condição, requisito, mecânica do jogo, e não pelo efeito da Spell Card. A carta spell apenas faz com que se fundam, o envio dos materiais (que inclusive podem ser banidas) é a condição para a Fusion Summon.

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