Yo minna chaos aki!!
Hoje talvez seja meu ultimo post então vou ensinar algo importante e pouco conhecido. Atualmente não muito importante porem se você quer ser um profissional precisa conhecer e entender sobre este assunto.
Essa pequena phase do jogo é a mais importante e decisiva phase do jogo.
Embora pensamos que seja simples, e as vezes rápida, ela possui muitos momentos no qual esquecemos e as vezes nem sabemos.
Quem nunca pensou "posso ativar esse efeito agora?" ou até mesmo "posso ativar essa carta em resposta?"
na Battle phase muitas coisas são restritas e muitos efeito tem seu momento de ativar.
E atualmente o jogo de hoje vem tendo muitas cartas que estao voltado a essa step como o Bujingi Crane que tem seu efeito ativo na damage calculation .
Porem sem mais de longas vamos ao assunto!!!
Battle Phase
A Battle Phase (Fase de Batalha) (em japonês:バトルフェイズBatorufeizu;chinês:战斗阶段Zhàndòu Jieduan) é a fase em que as batalhas são conduzidas. A Fase de Batalha pode ser realizado 1 vez por turno, exceto o primeiro turno do duelo. Ele é dividido em quatro áreas principais.:
- Start Step
- Battle Step
- Damage Step (inclui Damage calculation )
- End Step
Sim a inicio parece fácil e simples, porem aí que mora o perigo!!
Start Step
Na Start step (japonês:スタートステップSutātosuteppu;chinês:开始步骤Kāishǐ Bùzhòu), o jogador declara que ele / ela está entrando na fase de batalha. Qualquer jogador pode ativar Trap Cards e / ou Quick Spell Cards neste momento. Esse momento ocorre ao sair da Main phase 1 e entrada da Battle Phase.
Battle Step
Na Battle step (japonês:バトルステップBatorusuteppu;chinês:战斗步骤Zhàndòu Bùzhòu) da Battle Phase, o jogador anuncia um monstro de seu controle para atacar um alvo, seja um dos monstros do oponente ou se deseja atacar o oponente (LPs) diretamente, caso este não possua monstros em campo.
Quando um ataque é declarado, o jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos. Neste momento, ele / ela está livre para ativar cartões que executam uma ação quando um monstro ataca ou qualquer outro efeito que se possa ativar.
Se o jogador do turno decide que ele / ela que não vai fazer nada, o adversário é dada a chance de ativar efeitos que respondem ao ataque (" Sakuretsu Armadura "," Mirror Force ", etc) ou quaisquer outros efeitos que possa ser ativado nessa fase.
Se o jogador do turno nada fizer, e o adversário também nada ativar, a chance de se ativar mais cartas acaba.
A Battle step não acaba aqui, inicia-se imediatamente a Damage Step. Os jogadores podem ainda ativar cartas ou efeitos de cartas na Etapa de Batalha. No entanto, neste ponto, é tarde demais para usar cartões que precisam para responder a um ataque. Outros cartões ainda podem ser utilizadas se o seu tempo e a velocidade esteja correta.
Damage Step
Aqui inicia a maior parte, dessa phase, e embora não apareça é muito longa e difícil compreensão logo de cara porem vou tentar explicar bem divagar.
O Damage Step (japonês:ダメージステップDamējisuteppu;chinês:伤害步骤Xangai Bùzhòu) é uma etapa durante a Fase de Batalha durante o qual a batalha é realizada. Ela ocorre imediatamente após a Battle Step. Se o alvo do ataque é um face-down monstro, ele é virado para cima durante este passo antes de cálculo de danos. Se esse monstro tem um efeito de flip ou um efeito de gatilho que ativa quando ela é virada para cima , ele é ativado após o cálculo de dano , mas ainda durante a Damage Step.
Durante o "após o Damage Step", monstros que foram destruído por batalha permanecer no campo. Esses monstros não podem ser devolvidos à mão ou deck, por isso, se uma face-down "Penguin Soldier" é atacado e determinado a ser destruída em batalha, ele não pode direcionar-se para retornar à mão, uma vez que ele já foi destruído.
Cards e efeitos que podem ser ativadas
Durante a Damage Step, apenas algumas cartas e efeitos podem ser ativados. Note que algumas cartas e efeitos especificam que elas não podem ser ativados durante a Damage Step, que substitui qualquer razão que seria capaz de ser ativado como por exemplo o Number 106: Giant Hand.
Os seguintes cartões podem ser ativados durante a Damage Step.
- Counter Trap
- Efeitos flip e Efeitos gatilho que ativam quando o monstro é virado para cima
- Efeitos obrigatórios
- Existem efeitos obrigatórios que a especificam que não podem ativar durante a Damage Step, como " Vivid Cavaleiro "e" Rope Alma ". nesse caso eles não se ativam.
- Magia / Trap Cards e efeitos de cartas que alteram diretamente o ATK / DEF de um monstro (s).
- "Diretamente" significa que você não pode executar uma ação opcional que só iria modificar ATK / DEF indiretamente, como a ativação de " Mystical Space Typhoon ", que tem como alvo"Necrovalley ", ou ativar" reverse trap".
- Cartas trap continuo não pode ser ativada durante a Damage Step, a menos que o cartão tem um efeito contínuo que modifica diretamente o ATK / DEF de um monstro (s), ou que tem um efeito que pode ser ativada durante a Damage Step, que irá resolver com a resolução do próprio cartão; por exemplo, "Desperate Tag " pode ser ativada durante a Damage Step, mas só se o seu efeito quick é ativado ao mesmo tempo. Porque Efeitos Gatilho semelhantes não podem ser ativadas ao mesmo tempo como a própria Carta Armadilha Contínua, cartas como " Armor Ninjitsu Art of Rust Mist "e" Howl of the Wild "não pode ser ativada durante a Damage Step.
- Cartas como " Half or Nothing ", que pode não alterar ATK / DEF na resolução não pode ser ativada durante a Damage Step.
- No TCG só, se o ATK / DEF modificador especifica Damage Step em seu texto, como " honest" ou " Attack of the Cornered Rat ", ele pode ser ativado até, e inclusive durante o cálculo de dano . Se não especificar Damage Step em seu texto e é opcional, pode ser utilizado até, mas não incluindo, durante o cálculo de dano a menos que especificado em contrário. No OCG, apenas os cartões que especificam que podem ser ativados durante o cálculo de dano pode ser.
- Velocidade de Feitiço 2 Efeitos do monstro ( efeitos quick ) que negam uma ativação .
- " Watcher Gravekeeper "e" Gêmini Imps "são exceções a essa regra; eles não podem ser ativados durante a Damage Step.
- No TCG só, spell (speed) 2 e Efeitos do monstro (efeitos quick) que ativam diretamente em resposta a uma ativação com o efeito de negar. No OCG, eles não podem ser ativados apenas por esta razão.
- Você pode ativar os efeitos de "Photon Strike Bounzer ", " Skull Meister ", " Bujingi Turtle ", etc
- Você não pode ativar os efeitos de " Number 25: Force Focus ", " Number 106: Giant Hand ", etc
- A diferença é que os cartões como "Photon strike Bounzer" ou "Skull Meister" só negar um efeito que está ativando, e eles devem ser ativados diretamente em resposta ao que eles estão negando. "Número 25: Force Focus" não precisa ativar em resposta direta a um efeito, e tanto um como "Número 106: giant hand" anular todos os efeitos, ao invés de um específico que foi ativado.
- Qualquer efeito que menciona especificamente essa step para ativação, ou não diretamente.
- Isso é indicado por frases no texto como "Durante o cálculo de danos", "No início da Damage Step", "Depois de cálculo de danos", etc
- Isso inclui cartas e efeitos que ativam em resposta a danos sem especificar danos efeito , como "Attack and Receive " and " Numinous Healer ".
- Mais opcionais gatilho (trigger):
- Geralmente, os efeitos desta natureza pode ser ativada durante a Damage Step, a menos que especificamente declarar que não pode ser.
- Se o gatilho do efeito é um monstro ser convocado pelo adversário ou Convocado para o lado do oponente do campo, como " Naturia Horneedle "ou" Heroic Champion - Gandiva ", o efeito não pode ser ativada durante a Damage Step salvo indicação em contrário .
- Um opcional Trigger efeito de um monstro que si Special Summon da mão, não pode ser ativada durante a Damage Step, salvo indicação em contrário. Isto inclui um monstro como "Green Baboon Defender of the Forest ".
- Sugere-se a olhar para todos os cartões nesta categoria, numa base caso-a-caso.
- Cartões que não têm nenhuma indicação clara de que pode ser ativada durante a Damage Step, mas têm decisões afirmando que eles estão autorizados a fazê-lo: " Chthonian Blast " e " Desrook Archfiend". No TCG apenas: " Null and Void"pode ser ativada durante a Damage Step.
No fim da Damage Step, o monstro (s) destruída por batalha é enviada para o Cemitério, a menos que um cartão especifica que ir para outro lugar, como " Dark Magician of Chaos "ou" Grave Protector ".
Aí o que achou? Muito longo? a vida é assim mesmo muita regra em um simples jogo porem o pior vai começar agora!!
A damage step embora seja curta tem varias sub divisões a quais chamamos de Substep ou subetapa a qual vamos conhecer agora!!
"Subetapa 1": Início da Damage Step
- Primeiro, aplica-se os efeitos contínuos de monstros neste momento que tem como objetivo alterar atk/def, como " Steamroid "," Rampaging Rhynos "," Cristal Best Topaz Tiger "," Etoile de Cyber "," Super Robolady "," Super Roboyarou " e " Jain, Lightsworn Paladin ".
- Em seguida, ativar os efeitos de (trigger) disparo de monstros que ativam neste momento, como " Neo-Spacian Grande Mole ", os" Místical Espadachim "cartões" The Six Samurai - Irou "," Navalha Lizard"," Sasuke Samurai "e" Samurai Sasuke # 4 ".
- Se um monstro lutando é destruído, e não é virado para face-up (de modo que você não ativar Efeitos flip ) você não executar o damage calculation ..
- O efeito de " Nanobreaker "inicia uma cadeia se ele está atacando um nível face-up 3 ou menor monstro. "Disciple of the Forbidden Spell " efeito inicia uma cadeia se ele está atacando um monstro virado para cima com um atributo que foi selecionado pelo seu efeito. "Ninja Grandmaster Sasuke efeito é ativado se ele ataca um face-up Defense monster. (Este efeito não será ativado se monstro do oponente esta em face-down.)
- Efeitos que aumentam, diminuem, Reduzir para metade, ou dobrar o ATK e / ou DEF de um monstro pode ser ativado neste momento. Isso inclui cartões como Shrink ”, “ Limiter Removal ”, “ Rush Recklessly ”, “ Rising Energy”, and “ Mirror Wall ”.
"Subetapa 2 ': Flip monstros em face-down para face-up
- Se o monstro a ser atacado é um face-down, ele é virado para cima neste momento. Se o monstro tem um efeito de flip ou um Efeito trigger que se ativa quando ela é virada para cima, o efeito não será ativado neste momento, salvo indicação em contrário do texto do cartão.
- Se um monstro é invertido (flipado) e tem um efeito contínuo, já se aplica o efeito contínuo. Isso inclui os efeitos contínuos de monstros como " Starboy "," Hoshiningen "," Jinzo "e" Magia Canceller " que se aplicam desde o momento que o monstro esteja em face-up no campo.
- Efeitos que impediriam o monstro virado de ser atacado, como " Command Knight efeito", não são aplicadas, neste momento, porque o monstro já está sendo atacada. Se o monstro sobrevive a batalha, o seu efeito será aplicada contra quaisquer seguintes batalhas .
- Se o monstro virado tem um efeito contínuo que faz com que ele destrua-se sob certas condições (" gigante Kozaky "," Zombie Mammoth "," Trovão Nyan Nyan ", etc), então o monstro não é imediatamente destruído e cálculo de dano é ainda realizada. Se o monstro é destruído pela batalha, o seu efeito não é aplicado. Se o monstro sobrevive a batalha, ele é destruído pelo seu efeito após o cálculo de danos.
- Efeitos que aumentam, diminuem, Reduzir para metade, ou dobrar o ATK e / ou DEF de um monstro pode ser ativado neste momento.
"Subetapa 3": Antes de damage calculation
- Os efeitos de cartas como " Drillroid "e" Ehren, Lightsworn Monk "ativar neste momento, após o monstro virado para baixo foi virada para cima e antes que o dano tenha sido calculado. Às vezes, esses efeitos deverão indicar algo semelhante a "without applying damage calculation", que significa que não ocorrem danos e a damage calculation vai realmente ser pulado. (O resto da Damage Step, que ocorre após o cálculo de danos vai continuar normal.)
- Cartas como " Blast Sphere "," Adhesive Explosive "," Kiseitai "e" Ancient Lamp "têm efeitos que ativam quando são virada para cima por um ataque e os seus efeitos são ativados neste momento. Esses cartões normalmente têm efeitos que afirmam que eles são ativados sem aplicar o cálculo de dano .
- Os efeitos de infligir danos de " Reflect Bounder ”, “ Yubel ”, e “ Yubel - Terror Incarnate " também ativam neste momento.
- Efeitos que aumentam, diminuem, Reduzir para metade, ou dobrar o ATK e / ou DEF de um monstro normalmente são ativados neste momento.
- Você está autorizado a ter várias correntes para o uso de ativar esses tipos de efeitos.
- Exemplo: Se você ativar " Rush Recklessly "e é negada por seu oponente" Magic Jammer ", você pode começar uma outra corrente, ativando " Rising Energy "
"Subetapa 4": Durante (inicio) a Damage calculation
- Alguns efeitos do Yu-Gi-Oh! TCG são aplicados "durante o cálculo de dano." Cálculo de dano (damage calculation) é um evento específico na Damage Step durante o qual se compara o ATK e / ou DEF dos monstros em batalha e infligir dano de batalha, se for o caso, seguindo as regras em páginas 35-36 do livro de regras (versão 7.0). Alguns efeitos aplicados durante este evento muito específico, como " Injection Fairy Lily"e" Kuriboh ", começa uma cadeia, enquanto os efeitos contínuos que são aplicadas durante o cálculo de dano não.
Nesse momento só temos uma cadeia para ativar cartas. Os efeitos que são ativadas "during damage calculation" E apenas esse podem ser ativados nesse momento, os efeitos que lhes negam, tais como counter trap e os efeitos de cartas como " Herald of Orange Luz "e" Light and darkness Dragon ", podem ser ativado neste momento. Efeitos que aumentar, diminuir, reduzir pela metade, duplos, etc o ATK e / ou DEF de um monstro não pode ser ativado neste momento, a menos que sejam especificamente autorizados a ser ativado ", durante o cálculo de dano." Isto significa que os cartões como " Shrink ", que não são especificamente ativados" durante o cálculo de dano ", não pode ser ativada, enquanto" Injection Fairy Lily" pode ser ativado.
Se um monstro é destruído por um efeito de carta durante o cálculo de dano (" Wrath Divine ", etc), o cálculo de dano para. Nenhum dano batalha é infligido e nem monstro é destruído pela batalha. O monstro que é destruído por um efeito de carta não é considerado destruído por batalha, porque o cálculo de dano parou e esta determinação não foi feita. O restante da Damage step continua normalmente.
"Subetapa 5": os danos de batalha - após a damage calculation
- Se o monstro é flipado com um efeito de "auto-destruição" (" gigante Kozaky "," Zombie Mammoth ", etc) e que tem sobrevivido à batalha, ele é destruído pelo seu efeito neste momento, se o suas condições de campo adequadas não forem atendidas.
- Se um monstro destruído pela batalha tem um efeito contínuo que é aplicada, enquanto o monstro estiver virada para cima no campo (" Jinzo "," Magia Canceller ", etc), o efeito contínuo não é mais aplicado. Efeitos contínuos que mudam onde um monstro vai quando é removido do campo no fim da Damage Step não são afetados (" Cristal beast "monstros" Dark Magician of Chaos ", etc.)
- Imediatamente após infligir dano de batalha, " Flashbang "pode ser ativado antes de quaisquer outros efeitos ativar. Se " Flashbang "é ativado e resolve adequadamente, em seguida, outros efeitos que ativam quando dano de batalha é infligido não será ativado.
- Ative efeitos que ativam quando dano de batalha é infligido aos pontos de vida de um jogador, como " Don Zaloog "," Spirit Reaper "," Sasuke Samurai # 3 "," HERO Mal selvagem Cyclone "e" Magna Drago ". O efeito de " Red Dragon Archfiend" que destrói cada Posição de Defesa monstro do lado do jogador de defesa do campo também ativa no momento. Se o ataque foi um ataque direto, a Carta de Magia " Sebek's Blessing "pode ser ativado.
- " Numinous Healer "," Damage condenser ", e o efeito de um face-up "Damage = Reptile "pode ser ativado neste momento.
"Subetapa 6": Resolver efeitos
- Esta seção lida com a da Flip Effect do monstro de efeito flip que foi virada para cima com o ataque.
- O Efeito flip do monstro virada para cima pelo ataque ativar neste momento. Se o monstro virado teve um efeito gatilho que ativa quando o monstro está virada para cima (" Real Keeper "," Pesadelo Pinguim ", etc), ele será ativado neste momento.
- Os Efeitos de disparo de " warrior DD "," DD warrior Lady "e" DD Assailant "ativar neste momento. Se o " Wall of Illusion "foi atacado, o seu Efeito Trigger ativa neste momento.
- Se a Flip Effect dos monstro seleciona alvos , você não pode selecionar um alvo que foi destruído durante o cálculo de dano.
"Subetapa 7": fim da Damage Step - monstros destruídos em batalha são enviados para o Cemitério
- Monstros que foram destruídas pela batalha são agora enviados para o Cemitério (ou removido do jogo se " Macro Cosmo " está ativo ativo).
- Se o monstro destruído por batalha tem um efeito que é ativado quando ela é destruída por batalha e enviada ao Cemitério, o seu efeito inicia um Chain.
- Efeitos que podem ser ativados quando um monstro é destruído por batalha e enviada ao Cemitério (" Tualatin "," Desrook Archfiend "," Time Machine "," Destino de Sinais ", etc) pode ser ativado / acorrentado neste momento.
- Um monstro que ativa seu efeito quando ele destrói um monstro por batalha e envia-o ao Cemitério (" Hydrogeddon "," Elemental Hero Flame Wingman ", etc) também são ativados neste momento.
- Monstros como " Apprentice Magician ", cujos efeitos são ativados quando" destruída em batalha "será ativado neste momento. Se o " Aprendiz Magician " é removida do jogo (por" Macro Cosmos "), seu efeito ainda será ativado porque não precisam ser " destruído em batalha e enviada para o cemitério ".
- Monstros com efeitos que ativam quando se destruir um monstro por batalha, sem o requisito adicional de "enviá-lo para o cemitério" (" Fenrir "," Jurrac Guaíba ", etc), também será ativado neste momento.
- Um Contador no " BES "monstro ou em" Big Núcleo " é removido. Se " Des Mosquito "foi destruído pela batalha, um contador é removido. Se " SpaceGate " está ativa, um gate Contador é colocado sobre ela se monstro do oponente atacou ou foi atacada.
- Alguns efeitos são dadas subsídio específico pela Konami que lhes permitem ser ativado neste momento, como " Michizure "e" Chthonian explosion ". Cards como estas normalmente têm uma decisão sobre a FAQ mencionar que eles podem ser ativados durante a Damage Step, e eles costumam aplicar neste momento.
- Os efeitos de cartas como " grave Squirmer "," The Six Samurai - Zanji "," Ryu Kokki "," Getsu Fuhma "," Chainsaw Insect "e" Gonogo "são aplicados nesse momento.
- Se você tiver outro monstro no campo, depois de ter concluído a Damage Step, você pode voltar para a Battle Step e declarar um novo ataque com um outro monstro. Observe ainda se você tiver vários monstros e seu adversário tem um campo aberto, cada monstro deve completar todo o processo antes de outro monstro pode declarar um ataque. Pois cada ataque é individual. Apenas um de cada vez deve ser declarado e resolvidos.
- Monstros que foram destruídas pela batalha são agora enviados para o Cemitério (ou removido do jogo se " Macro Cosmo " está ativo ativo).
Uma vez que todas as batalhas foram resolvidos, repetindo os Battle Step e Damage Step e sub-fases, o jogador do turno pode declarar o fim da Fase de Batalha , resultando na End step (em japonês:エンドステップEndosuteppu; chinês:结束步骤Jieshu Bùzhòu).
Qualquer jogador pode ativar Trap Cards , os efeitos dos monstros como " Miracle Flipper ","Galaxy-Eyes Photon Dragão "," Scrap Worm"," Protetor Tyrus ", e / ou Quick-Spell Cards neste momento podem ser ativados. Os efeitos do "Gladiator Beast monstros "também acontecem durante a End Step.
Isso aí minna essa é a nossa BP do dn. Olha que só falei do TCG regras. Obrigado pessoal e tenha paciência eu sei que é difícil eu mesmo ainda estou gravando as substep porem vale a pena. Pra quem é fã mesmo esta aí mais um Belo post das ruling. Gente qualquer duvida comente, terei a maior satisfação de responder!
Belo post,tudo bem que isso daqui a alguns meses ira mudar,caso as regras do ocg venha para o tcg
ResponderExcluirBatte Phase é a fase mais complicada do jogo,sem mencionar a declaração de ataque,apos a declaração você ainda pode ativar cartas como Book e Compulsory,e complicado
graças a Deus que só algumas das substeps que usamos,senão o jogo seria muito complicado,sem mencionar os noobs que teríamos que explicar as regras e etc