SUMMON!!!

Ai galera aki é o chaos e como tenho observado muita gente esta tendo dificuldade em relação aos sumon seus efeitos suas condições e etc!! (Eu sou um deles)
Entao pesquisei e com a ajuda da google e de alguns site e da yugi wiki, trago a vocês hoje esse assunto!!


Summon é o ato de posicionar um monstro na Monster Zone de Face para cima, sendo uma das formas básicas de jogadas no Yu-Gi-Oh. Se um efeito como Morphing Jar 2 disser que podem haver Summons de face para baixo, então é considerado como uma Summon ao invés de uma Set. No jogo existem 3 formas de Summons: Normal Summon(Tribute Summon, Gemini Summon sendo subdivisão), Flip Summon e Special Summon(Ritual Summon, Synchro Summon, Fusion Summon(Contact Fusion) e Xyz Summon(Chaos Xyz Summon) sendo subdivisão.) Entender bem as invocações é chave para o sucesso em grande parte dos seus duelos. Hoje eu falarei sobre as Special Summons.



Negar Special Summons se mostra cada vez mais importante no Meta atual. Saber qual dos seus cards pode negar qual tipo de Special Summon é determinante. Por exemplo, o Thunder King Rai-Oh. A parte do seu efeito que nega Special Summons lê-se: “...negate the Special Summon of 1 of your opponent’s monsters, and destroy it.”

Então o mais normal seria negar a Special Summon de qualquer monstro, inclusive aqueles invocados viaMonster Reborn, mas não é assim que o Thunder King Rai-Oh funciona. Ele nega apenas InvocaçõesInerentes. Mas o que seriam Invocações inerentes?
A invocação Inerente é quando um monstro é invocado por uma condição montada, mas o que isso significa? Isso quer dizer que você pode invocá-los quando uma condição é cumprida. Por exemplos:

Quando você possui 3 DARKs no Cemitério, pode invocar Dark Armed Dragon.

Quando você possui 4 ou mais monstros Lightsworn de diferentes nomes no Cemitério, você pode invocar Judgment Dragon.

Quando seu oponente possui um monstro e você não, você pode invocar Cyber Dragon.

Quando você remove um DARK e um LIGHT do seu Cemitério, você pode invocar Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning.

Não há efeito sendo ativado nas situações acima. Todos são condições. As Principais Exceções a essa regra são: Machina Fortress e Grapha, Dragon Lord of Dark World ambos são considerados invocações inerentes quando invocados do  do cemitério, além de Dark Grepher e Swap Frog.

Regras: 
-PODEM ser negados por efeitos que negam Special Summon, como Solemn Judgment, Saber Hole, Solemn Warning ou Thunder King Rai-oh. 
-NÃO PODEM ser negados por cartas que negam ativação de efeitos, como Divine Wrath, Herald Of Perfection ou Light and Darkness Dragon. 
-Essa ação NÃO GERA chain. (mas pode ser respondida normalmente por cartas como Bottomless Trap Hole, Torrential Tribute, etc.)

E as invocações não-inerentes, ficam onde? Vamos conhecê-las:


Os não-inerentes são aqueles invocados por um efeito, seja o efeito de outra carta ou deles mesmos. Exemplos são:

-Qualquer carta que invoque monstros, Ex: Monster Reborn, Call of the Haunted, Zombie Master, Emergency Teleport, Red-Eyes Darkness Metal Dragon, Mystic Tomato, Reaper of Prophecy, Mermail Abysslinde;

-Monstros que se auto-invocam da mão, após um trigger, Ex: Gorz, Emissary of Darkness, Tragoedia, Battle Fader, Green Baboon Guardian of the Forest, Meklord Emperor Wisel, Fire King Barong;

-Monstros que se auto-invocam do cemitério ou da área de removidos, Ex: Plaguespreader Zombie, Treeborn Frog, Fishborg Blaster, D.D. Survivor, D.D. Scout Plane.

-Fusões.

-Rituais.

-Exceção: - Dark Simorgh – é considerado não-inerente, tanto quando invocado da mão quanto do cemitério

Regras:
-NÃO PODEM ser negados por cartas como Saber Hole ou Thunder King Rai-Oh.
- Para negar sua invocação com cartas como Solemn Warning, Herald Of Perfection ou Light and Darkness Dragon é necessário negar a carta com o efeito de invocação e não o monstro invocado.
-Se o efeito que invoca for de uma Spell ou Trap, o mesmo pode ser negado com cartas como Solemn Judgment ou Dark Bribe.
-Se o efeito que invoca for de um Monster Card, pode ser negado com cartas como Divine Wrath.
-O efeito que os invoca sempre gera chain.

Agora que sabemos sobre os inerentes e não inerentes, vamos saber como negar o quê com cada carta:


Cards como Royal Opression e Solemn Warning são muito poderosos porque lê-se: “Negate the summon of a monster or [a card effect] that special summons a monster. . . “ Por isso, dá para ver que pode-se negar tanto inerentes(Primeira parte) quanto não-inerentes(Segunda parte).

Cards como Thunder King Rai-Oh tem apenas a primeira parte de Solemn Warning: “Negate the special summon of a monster. . .” então ele pode apenas negar Special Summons inerentes. Ele não pode negar Summons via Efeito como Monster Reborn, Vayu, Mezuki, entre outros, mas pode negar Cyber Dragon, Dark Armed Dragon, Black Luster Soldier, Machina Fortress, todos os Xyz, todos os Synchros e Fusões de Contato(mas não as invocadas via Polymerization e Miracle Fusion!).

Steelswarm Roach é como uma versão mais fraca de Thunder King, ele nega monstros com Nível. Isso quer dizer que ele nega apenas Invocações Inerentes e não pode negar Xyz. Seu melhor uso é contra Decks Synchro.

Solemn Judgment lê-se: “Negate . . . the summon of a monster and destroy it.” Essa parte de Solemn Judgment é como Thunder King Rai-Oh, e ele vai parar apenas Special Summon inerente. Porém, Solemn Judgment também pode negar invocadores como Moster Reborn pelo seu efeito que nega Spell Card. Ou seja, ele pode negar Coth, Synchros, Xyz, etc, mas não nega monstros que Thunder King Rai-Oh não nega como Gorz e Tragoedia.

Resumo:

Solemn Warning - Todas as inerentes e efeitos.

Solemn Judgment - Todas as inerentes e alguns efeitos.

Thunder King Rai-Oh - Todas as inerentes, nenhum efeito.

Steelswarm Roach - Algumas inerentes, nenhum efeito.

2 comentários:

  1. 18+3=21 & 20+1=21 = Números diferentes resultado igual.
    Que acabei de falar é mais interessante que esse post baseado na sua duvido no duelo vs o Snow.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esculacha também Pedro, o assunto é velho para nós mas ta valendo.

      Excluir