O formato dos dragões

  Bom pessoal, lelouch aqui mais uma vez para falar um pouco sobre o atual meta do YGO, uma resenha bacana ou não. O assunto de hoje são os mais que dominantes Dragon Rulers, atualmente eles tem representado entre 60 e 70% dos tops 32 dos campeonatos mundo afora.

   Questão do post : Porque Rulers, mesmo pegando ban list pesada, continuam sendo o deck mais dominante ?
Respondam o que acham nos comentários

    Enquanto isso vou debater um pouco aqui, comigo mesmo, os fatores para que Dragões variantes dominem o formato, mais até que o formato passado, uma vez Spellbook era um deck fortíssimo e capaz de bater de frente.

    Primeiro de tudo : Criatividade aliada a custo benefício. Quando os baby rulers foram banidos todos pensavam que os dragões estariam mortos, ainda mais porque Super Rejuvenation foi banida, mas aqui temos um ponto para pensar, muitos decks perderam cartas chaves nessa ban list, decks que poderiam bater de frente com o atual meta perderam completamente suas "win conditions" , HERO perdeu Stratos, Six perdeu Gateway,e vários decks perderam Shock Master, que seria de grande ajuda contra tudo.
Muitos players gastaram rios de dinheiro para montar o deck, e com a ban list foi preferível continuar com o deck, mesmo que "manco", e graças a isso surgiu uma das corridas mais legais que eu já vi no TCG, é o que eu chamei de criatividade no tópico.

                                                                    Nice Place

      A partir do momento em que os players perceberam que o meta continuaria a ser Dragão, passaram a inventar novos modos de solucionar o problema , porém apenas "mainavam" cartas que são fortes na mirror e/ou lhe ajudam nas "win condittions" , Ravine é a carta que eles encontraram para lhes darem vantagem, afinal ter o Ruler na mão ou no grave só muda o local onde a Debunk via bani-lo xD
   
      O fator Ravine é tão válido que ,no primeiro YCS, usavam-se até 2 cópias de Black Rose no extra deck, agora usam-se 2 cópias de Ancient Fairy Dragon, tanto para ajudar no combo dos ranks 7, como para proteger sua Ravine em mãos, enquanto seu oponente é forçado a baixar seu campo para fazer suas próprias jogadas, é a chamada Field Spell War, como o próprio nome diz é uma guerra de cartas de campo, onde estratégia e preparação são tudo.

      Outra tech card que foi adicionada ao longo desse formato foi o poderoso e super útil Trigon :

                                                                              Útil

"Mas lelo, esse efeito é horrível, e é muito situacional .... e ainda por cima só tem 500 atk, que lixo!"
Meu caro amigo noob, essa carta é realmente muito ÚTIL, não se prenda a apenas efeitos, analisemos ela como um todo, Fire = comba com o efeito do Blaster, Dragon = pode ser banido para a summon de um Ruler, e agora a principal característica 500 atk para combar perfeitamente com Black Rose, não sei se perceberam mas Trooper tem caído em desuso, porque ? Porque é necessário para o player tem um perfeito controle de mão para ter acesso rápido as carta mais overpowers do formato Return from the different dimension e , a partir de agora, Sixth Sense, correr o risco de um Trooper da vida millar essas maravilhas é um perigo muito grande que pode comprometer o destino daquele game e até mesmo daquela Match.

     "Volta ao passado" :  sim meus amigos, um espacinho para falar sobre a ''volta" do nosso grande amigo Dracossack,  ultimamente já se pode ver 3 cópias desse camarada em extra decks  novamente, isso se deve aos próprios dragões que são lvl 7, e graças a Debris que é capaz de fazer synchros de lvl 7 facilmente, Dracossack está tendo novamente o papel de monstro a ser batido.
Nota : Big eye tem ido na mesma onda de dracossack, mas em menos proporção.

      Por fim, deixo a minha opinião sobre esse formato e eu queria que vocês dessem as vossas também.
Eu tenho amado esse formato, a possibilidade de ver um único tema dividido em até 4 decks diferentes me deixa empolgado e ao mesmo tempo um pouco assustado para saber o que a Konami irá fazer a respeito, todos os dragões limitados ? Return banida ? Ravine limitada ? Debris indo pro saco ? são muitas possibilidades, e muitas nuances , só uma coisa é certa, Sixth Sense minha linda, de Janeiro você não pode escapar xD

     Lelouch se despedindo por aqui, espero que tenha sido uma leitura agradável e que sirva de inspiração para vocês, deixem seus comentários e respostas para as perguntas estabelecidas no texto, e é isso ai, criem novas formas de combater o meta e joguem, isso que é divertido no jogo. Adeus.

3 comentários:

  1. Belos argumentos =D

    Acho que os diversos efeitos que os rulers possuem (Search, Special Summon, Destruição, Millar) somados ao poder de ATK e DEF, no caso de Redox, além do Level favorável para cartas como Seven Star, possibilitam seu uso em diferentes plataformas, por isso essa quantidade de variações. Claro que te-los concentrados num só Deck é mais eficaz, mas eles têm andado junto com Dragunity e Mermail Decks.

    Mesmo que eles fossem limitados ainda estariam em uso nos decks metas, mas seriam apenas suportes. Acho que na futura banilist eles devam ser limitados, isso se a Konami quiser acabar com o domínio dos dragons no meta game.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que eles vão parar de dar lucro e então a Konami vai chutar eles xD
      até lá serão o deck mais poderoso do formato

      Excluir
  2. Realmente os Rulers e a melhor opção de deck porem isso se deve a preguiça da maioria dos jogadores
    depois da lista o deck ficou facil de parar,e a varios tipos de deck que tem chance de bater de frente,mas das varias formas de se montar o deck a mais forte na minha opiniao e Dragonity Ruler

    !{Hunter}!Blade

    ResponderExcluir