Custos, Open State e Close State

Saudações galera do LXD,primeiramente gostaria de agradecer a todos do clã por me aceitarem tão bem e por confiar em mim ao ponto de me colocar como um dos moderadores,é uma honra poder colaborar para o crescimento do LXD e espero não decepcionar

Para os que não me conhece eu sou o Blade,antigo líder do clã !{Hunter}!.Sou conhecido por jogar de Psychic,Thunder,Laval e Geargia Karakuri e por estar sempre ligados nas principais regras do Metagame atual.Irei trazer um alguns dos meus post do meu antigo clã e espero que ajude vocês como ajudou a eles

O primeiro deles será desse assunto complicado que é Custo,Open State e Close State e que poucos conhece (créditos ao meu amigo Renato Hiro)

Custos de efeito antigamente não eram um aspecto tão importante da parte de entendimento desta mecânica quanto é hoje em dia. Atualmente saber até onde é custo e até onde é efeito da carta, pode decidir o rumo do duelo. E qual é uma das principais (se não a maior) culpada disso?

Lógico, Effect Veiler.

A negação de efeitos que hoje é muito presente transformou a simples mecânica de ativação de efeito num tópico de enorme importância. Tanto que a Konami foi obrigada a mudar a forma de escrever os textos dos efeitos para evitar mal entendimento, ambiguidade, etc. 
Pois bem, eis o texto da Effect Veiler:


"During your opponent's Main Phase: You can send this card from your hand to the Graveyard to target 1 face-up Effect monster your opponent controls; negate that target's effects until the End Phase."
Traduzindo a última parte: "...; negue os efeitos do alvo até a End Phase."
Só que o que é negar um efeito?
Negar um efeito é impedir que o efeito seja resolvido, apenas isso. E o que isso quer dizer? Quer dizer que embora o efeito não possa ser resolvido, PODE ser ativado. 


Outro exemplo:
 


"Activate by paying 1000 Life Points. The effects of all face-up monsters on the field are negated while those monsters are face-up on the field (but their effects can still be activated)." (Skill Drain)



Neste exemplo a Konami fez o favor de deixar claro que os efeitos ainda podem ser ativados apesar de negados. 

E qual a diferença?


Isso faz uma diferença COLOSSAL dependendo do monstro que está em campo e ativa seu efeito. Existem monstros que só para ativar seu efeito, têm um custo a pagar. 


Exemplo 1: 


"Once per turn: You can choose a number from 1 to 3, then send that many cards from the top of your Deck to the Graveyard; this card gains 500 ATK for each card sent to the Graveyard this way, until the End Phase. When this card you control is destroyed and sent to your Graveyard: Draw 1 card." (Card Trooper)

Jogador A tem um Card Trooper face-up no campo.

Jogador B tem uma Skill Drain ativa no campo.

Jogador A tem um direito de ativar o efeito do Card Trooper, embora esteja negado.

Jogador A escolhe mandar 3 cartas do topo do Deck para o cemitério. Paga o custo e ativa o efeito. 3 cartas são enviadas do topo do Deck para o cemitério, porém o ATK do Card Trooper não se altera.
 
Exemplo 2:
 
"Neither player can add cards from their Deck to their hand except by drawing them. During either player's turn, when your opponent would Special Summon a monster: You can send this face-up card to the Graveyard; negate the Special Summon, and if you do, destroy it." (Thunder King Rai-Oh)


Jogador A tem um Thunder King Rai-Oh face-up no campoJogador B tem uma Skill Drain ativa no campo.


Jogador B Special Summon Cyber Dragon para o campo.

Jogador A paga o custo de ativação do efeito do Thunder King Rai-Oh, tributando-o. Como o Rai-Oh está no 
cemitério e seu efeito se resolve FORA DO CAMPO, Skill Drain não o atinge mais.A invocação do Cyber Dragon é negada e o monstro é destruído.

Nestes dois exemplos vemos que apenas a ativação do efeito, mesmo este estando negado, pode influenciar na jogada através do seu custo. 
Entretanto, há casos em que um efeito é negado independentemente de onde o monstro foi parar depois de sua ativação no campo ou do pagamento de seu custo. 
Repare no trecho: "...target 1 face-up Effect monster your opponent controls; negate that target's effects until the End Phase."
Ou seja, uma vez atingido no campo, o efeito será negado até a End Phase.


Exemplo 1: 
(turno do Jogador A)Jogador A tem Stardust Dragon, Red Dragon Archfiend e Black Rose Dragon no campo, em modo de ataque.


Jogador B tem Effect Veiler na mão e uma Mirror Force face-down em campo.

Jogador A declara fim da Main Phase 1.

Jogador B ativa o efeito da Effect Veiler, enviando-a ao cemitério e dando alvo no Stardust Dragon. 

Jogador A entra na Battle Phase e declara ataque com Black Rose Dragon.

Jogador B ativa Mirror Force.

Jogador A paga o custo do efeito do Stardust Dragon, tributando-o e ativando seu efeito.Embora o Stardust Dragon tenha seu efeito resolvido FORA do campo, ele se ativa ainda dentro dele, portanto está negado. 


Exemplo 2:

"When this card is Normal Summoned: You can target 1 monster with 500 or less ATK in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Attack Position. Its effects are negated. This card cannot be used as a Synchro Material Monster, except for the Synchro Summon of a Dragon-Type Synchro Monster. The other Synchro Material Monster(s) cannot be Level 4." (Debris Dragon)


"You can Tribute this card to activate its effect. If you do, monsters you control cannot be destroyed by battle and you take no Battle Damage, during this turn. This effect can be activated during either player's turn." (Zero Gardna)

Jogador A Normal Summon Debris Dragon e usa seu efeito para Special Summon Zero Gardna do cemitério.


Jogador A passa o turno.

Jogador B invoca Gene-Warped Warwolf.

Jogador B entra na Battle Phase e ataca Debris Dragon.

Jogador A tributa Zero Gardna para ativar seu efeito.Gene-Warped Warwolf destrói Debris Dragon e causa 1000 de dano ao Jogador A.

Embora o efeito do Zero Gardna necessite tributo como custo e resolva fora do campo, ele se ativa ainda dentro. Como estava negado pela condição do Debris Dragon, ele se tributa em vão. 


Exemplo 3:
"Cannot be Special Summoned from the Deck. You can banish this face-up card you control; Special Summon 2 Level 4 or lower Normal Monsters with the same name from your Deck. Destroy them during the End Phase. You can only use the effect of "Rescue Rabbit" once per turn." (Rescue Rabbit)


(turno do Jogador B)Jogador A tem uma Effect Veiler na mão.

Jogador B invoca Rescue Rabbit.

Jogador A usa a mecânica do OPEN STATE e ativa o efeito (Quick-Effect) da Effect Veiler, dando alvo no Rescue Rabbit.

Jogador B bane Rescue Rabbit do campo para ativar seu efeito.Nada acontece.


O Jogador A usou o direito da mecânica OPEN STATE para usar um carta de Speed 2 em resposta a uma ação que NÃO gera Chain, neste caso, o Summon do Rescue Rabbit. A partir daí, o efeito do Rescue Rabbit está negado, pois ele se ativa no campo, banindo-o como custo. 


Exemplo 4:
 
(turno do Jogador B)Jogador A tem uma Effect Veiler na mão.


Jogador B invoca Rescue Rabbit.

Jogador A escolhe não ativar nenhum Quick-Effect.A jogada entra em CLOSED STATE, que é quando nenhum dos dois jogadores tem resposta à ação que não gera Chain.

Jogador B bane Rescue Rabbit do campo como custo da ativação do seu efeito.

Jogador A não pode mais dar alvo no Rescue Rabbit com a Effect Veiler, pois neste momento o Rabbit já está fora do campo.

Portanto, o Open State determina a ativação de um efeito de Speed 2 após uma ação que não gera Chain.
Exemplo visto em um torneio na CHQ Cards:




"When a "Wind-Up" monster is Normal or Special Summoned to your side of the field: You can Special Summon this card from your hand. Once per turn: You can activate 1 of these effects. ● Increase this card’s Level by 1, until the End Phase. ● Reduce this card’s Level by 1, until the End Phase." (Wind-Up Shark)


 










Jogador A tem dois Wind-Up Shark na mão e uma Compulsory Evacuation Device face-down em campo.

Jogador B tem uma Bottomless Trap Hole face-down em campo. 

Jogador A invoca Wind-Up Shark.Jogador B ativa Bottomless Trap Hole.

Neste momento, o Jogador B comete uma penalidade.

A acão correta deveria ser ele esperar o Jogador A passar a prioridade do Open State para ele, pois o Jogador A també, tem um Quick-Effect para ser ativado, e a PRIORIDADE DO OPEN STATE É DO DONO DO TURNO. Esse tipo de penalidade gera GAME LOSS  em torneios oficiais

Corrigida a situação:


jogador A invoca Wind-Up Shark e usa sua prioridade do Open State para ativar o efeito do outro Wind-Up na sua mão.

Jogador B responde com Bottomless Trap Hole.Jogador A responde com Compulsory Evacuation Device, dando alvo em seu próprio Wind-Up Shark recém-invocado.

A Chain resolve:

Chain Link 3: Compulsory Evacuation Device volta Wind-Up Shark para a mão do Jogador A.

Chain Link 2: Bottomless Trap Hole resolve, porém como Wind-Up Shark não está mais no campo, ela vai para o cemitério sem efeito.

Chain Link 1: O outro Wind-Up Shark na mão do Jogador A resolve seu efeito e entra em campo.
Fim da Chain.

Neste momento, o Wind-Up Shark que voltou para a mão do Jogador A pode ativar seu efeito, pois um monstro Wind-Up acabara de ser Special Summoned.

Jogador A ativa o efeito do Wind-Up Shark e o Special Summon.No fim, os dois Wind-Up Sharks acabaram entrando em campo.

Portanto, o Open State se tornou umas das principais mecânicas do Yu-Gi-Oh! atual e sua PRIORIDADE deve ser respeitada. Não e de costume dos jogadores, maos o corretro seria SEMPRE perguntar ao seu oponente se ele tem resposta a algo,ao invés de sair ativando coisas apenas deduzindo que ele não tem mais nada a ativar.A partir deste ano,as penalidades serão mais rigorosas,portanto PRESTEM ATENÇÃO em cada ação do duelo

Renato Hiro obrigado...um assunto complicado de comentar ficou simples entender....
E isso ai galera,espero que gostem,aprendam e memorizem isso,com certeza vocês ganharam varios duelos por saber desses "pequenos detalhes"que faz A diferença no final.

4 comentários:

  1. Post excelente, fácil de entender, português fluente e organização muito boa. Parabéns Blade pelo seu primeiro post aqui no LXD.

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  2. Muito bom o texto, comecei a acompanhar as matérias e o clã agora! Estou gostando bastante! Vocês estãode parabéns

    Fiquei meio consufo com a questão dos custos, deslculpe se as dúvidas forem toscas, mas estou aprendendo as regras mais avançadas agora!

    No começo se explica que negar um efeito é impedir que ele seja resolvido, embora ainda possa ser ativado.
    E nos tres exemplos dados (King Rai-oh, Stardust e Zero Gardna) apesar dos efeitos resolverem fora do campo, apenas o do King Rai-oh resolvia de fato, a explicação do porque dos efeitos de stardust e Zero Gardna não resolverem foi porque eles se ativam ainda dentro do campo. (Lógicamente imaginei que o efeito de King Rai-oh se tiva fora do campo), agora as dúvidas:

    1º - Se negar o efeito, é impedir ele de resolver, mas ainda sim podendo ser ativado, porque o motivo do efeito de stardust e zero gardna não resolverem é eles ativarem no campo?

    2º Existe uma manha pra descobrir se o efeito ativa dentro ou fora de campo?

    (Pensei aqui, que Effect Veiler poderia negar os efeitos inclusive quando o monstro fosse ao grave, por isso que só Ray-oh resolveu, já que no exemplo dele era Skill Drain)

    E agora sobre o open/Close State....

    O normal summon do 1º shark só "acontece" depois da close state, e esta só ocorreu, neste caso, depois da resolução daquela chain com compulsory, bottomless e o shark 2, por isso quando o shark 1 "realmente" entrou em campo o 2 estava na mão, e então o efeito pode ser ativado de novo.... É Isso?

    Se puderem responder minhas perguntas ficaria agradecido! Quem sabe depois que eu aprender bastante não tente entrar no clan!

    Abraços Rodriguinho

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